top of page

TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

high-angle-doctor-holding-syringe-vial.jpg

Sobre o curso

Autorizado pelo MEC
Duração: 18 meses

Coordenação e Corpo Docente  de excelência

 

a) OBJETIVOS

Objetivo geral: Formar técnicos em Análises Clínicas com competência técnica, científica e humanista, respeitando os preceitos éticos, contribuindo para assistência integral à saúde da população.

Objetivos específicos: 

• Formar profissionais capazes de atuar como suporte técnico em Laboratório de Análises Clínicas nos ambientes de saúde, em trabalhos de auxílio diagnóstico, operando equipamentos, zelando pela sua manutenção e aplicando normas de Biossegurança; 

• Preparar técnicos capazes de programar projetos de atendimento de técnicas laboratoriais, aplicando as normas de higiene pessoal e ambiental;

• Avaliar e levantar necessidades de suprimento e manutenção dos equipamentos do laboratório;

• Realizar os procedimentos preliminares de atendimento em saúde;

• Proporcionar aos técnicos, conhecimentos e formação profissional em Laboratório de Análises Clínicas, com base nas tendências atuais das atividades de auxílio diagnóstico tornando-os capazes de participar no desenvolvimento da saúde da população e

• Desenvolver atividades profissionais, por meio das competências e habilidades adquiridas, cujos resultados, concisos e fidedignos, possibilitem um diagnóstico médico que permita ao paciente um tratamento mais adequado.

 

b) Requisitos de acesso:

Os candidatos que desejarem ingressar no Curso Técnico em Laboratório de Análises Clínicas oferecido pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Unimed Costa do Sol, deverão obedecer ao requisito de  estar cursando o 2º ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio. Serão oferecidas 38 vagas, sendo  para o turno da manhã, com matrículas disponibilizadas na secretaria ou no site do Centro de Estudos e Pesquisas da Unimed Costa do Sol.

 

c) Organização curricular:

O Curso está organizado de modo a garantir ao aluno vivenciar situações de aprendizagem de caráter teórico e prático, que permitam o domínio de conhecimentos e habilidades técnicas e o desenvolvimento de atitudes compatíveis com as exigências do perfil profissional que pretendemos formar. O Curso está organizado, portanto, em 03 módulos, perfazendo uma carga horária de 1.440h sendo 1.200h de ensino teórico-prático e 240h de estágio supervisionado.


 

MÓDULO I

Função: Introdução à Análises Clínicas 

Anatomia e Fisiologia Humana Aplicada

Biossegurança

Matemática Aplicada

Química Aplicada

Controle da Qualidade

Fundamentos Básicos em Análises Clínicas

Função: Legislação 

Ética

Introdução ao SUS

 

MÓDULO II

Função: Fundamentos de Análises Clínicas I

Saúde Pública e Vigilância em Saúde

Técnicas de Triagem e Coleta I

Parasitologia

Urinálise

Microbiologia

Biologia Molecular

Citopatologia

 

MÓDULO III 

Função: Fundamentos de Análises Clínicas II

Bioquímica

Hematologia

Imunologia

Técnicas de coleta e triagem II

Gestão Laboratorial e Empreendedorismo

Primeiros Socorros


 

d) Competências e habilidades pretendidos para os concluintes ao final do curso:

Ao final do curso o técnico deverá ser capaz de desenvolver as competências e habilidades, conforme preconiza a atual legislação, com autonomia e responsabilidade, atingindo as seguintes metas: 

• Conhecimentos das políticas públicas de saúde e compreensão de sua atuação profissional frente às diretrizes, princípios e estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana, ética e bioética.

• Capacidade de raciocínio lógico, coordenação motora fina, capacidade de concentração e boa acuidade (percepção) visual.

• Resolução de situações-problema, comunicação, trabalho em equipe e interdisciplinar, tecnologias da informação e da comunicação, gestão de conflitos e ética profissional.

• Organização e responsabilidade.

• Iniciativa social.

• Determinação e criatividade, buscando promover a humanização da assistência.

• Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da Educação Continuada.

bottom of page